Reconstrução Ácida: equilibre o PH dos fios

Não estamos falando de uma simples hidratação, mas de um procedimento específico que neutraliza o pH do cabelo, fazendo com que ele receba os nutrientes necessários e sele sua cutícula

img-tratamento-que-reconstroem-o-ph-do-cabelo

 

Por Fabiana Torquato

Simplesmente não há como falar em tratamento que ajuda a reparar ou reconstruir as fibras dos fios sem que você primeiro identifique o pH (potencial de hidrogênio). E o tão falado pH é, de fato, fundamental, para identificar se um cabelo está ou não saudável. “O pH precisa estar o mais próximo possível do natural, ou seja, entre 4,5 e 5,5 para que o fio seja considerado saudável”, afirma Alexandre Domingos. “E dentro da própria rotina de uma mulher, o que não faltam são fatores que podem alterar o pH dos fios, tornando-os secos, ásperos, opacos, podendo chegar a sensibilizados ou extremamente danificados”, comenta o profissional. Os principais fatores que alteram o pH são:

• Ambientais: sol, água do mar, poluição

• Mecânicos: escovas, bobes, tranças, prendedores, uso de fontes de calor sem proteção térmica como secadores ou piastras.

• Químicos: colorações, descolorações, relaxamentos, alisamentos, permanentes.

• Psicofísicos e hormonais: estresse, má alimentação e desequilíbrio hormonal.

Por dentro dos valores

A escala de pH varia de 0 a 14, onde de 0 a 6,9 encontram-se as substâncias ácidas, 7 é neutro e de 7,1 a 14, encontram-se as substâncias alcalinas.

A maioria das químicas utilizadas nos fios é alcalina e, por isso, elas desestabilizam o pH natural dos fios, tornando-os sensibilizados. “O tratamento mais indicado para este tipo de cabelo deve ter o poder de trazer de volta o pH dos fios que se encontram em um estado alcalino para seu estado natural, levemente ácido. Para Júnior Carvalho, hairstylist do C. Kamura (SP), o cabelo com o pH mais alcalino costuma ter a escama exposta, com fios elásticos, porosos, já que sua estrutura está modificada. Mas é possível reverter o quadro com os tratamentos certos.

Leia a matéria completa na Cabelos & Cosméticos n° 79